Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2012

Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

Imagem
Diamantes de sangue
Como um presente esperado Nas mãos, aquecidas com luvas Estendidas e espalmadas Lisas e leves como plumas.
Alcançam um inferno estrelado Abafam gemidos e gritos de dor Que por fim, pensam que tocam o amor Coroam um rei e seu reinado Ouvindo o mais terrível louvor.
Um diamante vindo da África De suor, de sal e sangue São pedras, a saga de uma gangue Que alimentam, com a fome, sua máfia.
O povo, com humildade e inanição Comete, em si próprio, eutanásia Perde o orgulho para a ambição Não vê que de certas bocas saem falácias E anda, por pura vontade, na contramão.
E assim, mais uma vez explorado Sem arma, comida e força Um continente, que o contente ficou atolado Tem o tamanho, a dimensão, da sua forca!
André Anlub®

Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

Imagem
A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. . A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.