Mil poemas para Gonçalves Dias



COLUNA DO VICENTE ALENCAR
JORNAL DA INTERNET
Edição nº 464.
13 DE AGOSTO DE 2013. 3ª FEIRA.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
Para todos os países e locais onde é adotada
a Língua Portuguesa.

13 DE AGOSTO: Dia do Economista.
Dia do Canhoto.
Dia dos Encarcerados.

ANTOLOGIA GONÇALVES DIAS
Estive, no último final de semana, em São Luís do Maranhão onde, no Palácio Christo Rei, ocorreu o lançamento da Antologia 1000 poesias para Gonçalves Dias, uma promoção da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão, tendo à frente a escritora Dilercy Adler.

INSTITUTO HISTÓRICO E UFMA
A promoção contou com a colaboração do Instituto Histórico
e Geográfico do Maranhão, bem como da Universidade Federal do Maranhão. Tanto a presidente em exercício do Instituto, Cloris Holanda, como o Reitor, Natalino Salgado Filho se fizeram presentes, além de outras autoridades.

PALÁCIO CRISTO REI
A solenidade teve lugar no Palácio Christo Rei, antigo prédio da Reitoria da UFMA, com a Banda de Música do 24º BC, executando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que completou 70 anos, na última sexta-feira.

UM LIVRO-POEMA
Na verdade, a publicação "Mil Poemas para Gonçalves Dias"
contou com 999 trabalhos, pois, um poema, excepcionalmente, foi publicado em separado num outro volume de 186 páginas. Assim sendo, os dois poemas foram publicados em dois volumes: um com 580 páginas e o outro com 186.

DILERCY PRESIDENTE
Dentro da programação vivida no último sábado, por volta do meio dia foi empossada, como nova Presidente Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, a presidente da SCLB-Maranhão, escritora Dilercy Adler.

A POSSE
A nova presidente recebeu o Diploma referente ao fato das mãos deste repórter, incumbido pela Presidente Nacional, até então, a escritora paulista Maria Aparecida de Melo Calandra, que enviou comunicado ao Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, no Ceará, para representar a entidade nacional.

IMPORTÂNCIA
Na oportunidade, este repórter falou da importância da solenidade, destacando a presidência nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, ficando com o Estado do Maranhão, reforçará os seus movimentos culturais e da Região Nordeste.

A PRESIDENTE
A escritora Dilercy Adler disse da surpresa, em ser eleita Presidente Nacional e que envidará todos os esforços, a partir de agora, para que a administração seja marcada pelo crescimento e desenvolvimento de todas as áreas culturais no Brasil, principalmente no Nordeste.

SEM FRONTEIRAS
O Jornal SEM FRONTEIRAS, editado no Rio de Janeiro, esteve presente à solenidade, realizando total cobertura de todos os acontecimentos, com a sua Editora Geral, jornalista Dyandreia Portugal, e com o Editor de fotografia, Fábio Valverde.

ZMF PRESENTE
Também esteve presente a solenidade do lançamento da Antologia e, de posse, a Editora ZMF do Rio de Janeiro, tendo
a frente Zélia Fernandes que edita a Revista Literária da Academia de Letras - Rio Cidade Maravilhosa.

JUÇARA VALVERDE
A escritora Juçara Valverde, que já foi presidente da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) do Rio de Janeiro, e presidiu a Academia Brasileira de Médicos Escritores, representou as duas entidades, levando seu apoio à Sociedade de Cultura Latina do Brasil.

EDMILSON SANCHES E WEBERSON GRIZOSTE
Um debate sobre "A vida e a obra de Gonçalves Dias" foi promovido, contando com a efetiva colaboração de todas as entidades presentes, inclusive, a Federação das Academias de Letras. Os escritores Edmilson Sanches, representando as cidades de Caxias e Imperatriz-MA e Weberson Fernandes Grizonte, especialistas na obra do maior poeta maranhense, deliciaram o público com suas intervenções no Debate.

ACADEMIA DE CAXIAS
O presidente da Academia Caxiense de Letras, escritor Wybon Carvalho, também, esteve presente, participante, inclusive, da Mesa de Debates, organizada e realizada, em grande estilo, com a presença de escritores consagrados.

Postagens mais visitadas deste blog

A chuva bem-vinda

Tempo de recomeço

Um Eu qualquer