13 de abril de 2013

Earth at Night 2012




Beleza e Tecnologia: Cidades do Nordeste Vistas do Espaço à Noite (NASA/GOOGLE)

Esta visão do Nordeste Brasileiro e animação de luzes de suas cidades é uma composição montada a partir de dados obtidos por satélite da NASA (NPP Suomi). As imagens foram coletadas em 2012, à noite, para toda a terra ao longo de 312 órbitas. 

As fronteiras do Ceará estão bem delimitadas pela concentração de luzes na Ibiapaba, Cariri e Vale do Rio Jaguaribe. Observe que o consumo de energia pode refletir grau de desenvolvimento de uma região. 

Google criou site “Earth at Night 2012” e colocou em um mapa composição de imagens da NASA:

https://earthbuilder.google.com/10446176163891957399-13737975182519107424-4/mapview/

Um sábado poético aos amigos



12 de abril de 2013

Presentes da Amiga Regina Amaral








Aniversário de Fortaleza - 287 anos


12/04/2013 
FORTALEZA
Um dia inteiro para comemorar o aniversário de 287 anos de Fortaleza



Acordar cedo e ir a locais preferidos na cidade ou aqueles que nunca mais foram visitados é uma pedida. À tarde e à noite, no Aterro da Praia de Iracema, tem a grande festa promovida pela Prefeitura Municipal com o grupo Palavra Cantada, a partir das 18h, e, mais tarde, o palco será do mineiro Milton Nascimento (foto), da fadista portuguesa Carminho, da Orquestra Eleazar de Carvalho. Antes dessas atrações, acontece o show “Para cantar Fortaleza”, com os artistas cearenses Carol Oliveira, Cátia Cilene, Di Ferreira, Guto Ribeiro, Lúcio Ricardo, Manassés e Marcos Lessa.

Nesse show, os artistas cearenses irão relembrar canções de compositores locais, que viraram clássicos, como “Como nossos pais” (Belchior), “Terral” (Ednardo), “Cebola Cortada” (Petrúcio Maia e Fagner), “Coca-Colas e Iguarias” (Valdo Aderaldo), e outras. Nessa promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, serão arrecadados alimentos e água para as vítimas da seca no Ceará. Vale lembrar que o transporte público terá Tarifa Social.

E que tal, ante do show da noite, iniciar o dia, com uma caminhada cedinho nos calçadões olhando as praias – seja na Vila do Mar, na zona oeste, seja na Praia de Iracema ou Avenida Beira-Mar, na zona leste. Ir a um dos parques da cidade também está valendo: Cocó, Adahil Barreto, Rio Branco. Belezas naturais estão por lá.

As opções de passeio para curtir a cidade são muitas. Mas vamos ficar pelo Centro da cidade, conhecendo ou revendo espaços que contam a história de Fortaleza. É nossa sugestão. Da Praça do Ferreira, com seu conjunto arquitetônico de antigas e novas construções, é possível seguir por vários roteiros. Indo pela Rua Floriano Peixoto, no rumo da praia, que tal uma parada no Museu do Ceará? História e curiosidades vão agradar crianças e adultos. Vizinho, está a Praça dos Leões, com a histórica Igreja do Rosário e o Palácio da Luz, onde funciona hoje a Academia Cearense de Letras.

Descendo a escadaria da Praça dos Leões, seguindo ela Conde D’Eu, em direção à praia, chega-se à majestosa Catedral Metropolitana. Mais adiante, à esquerda está o Mercado Central, com toda a riqueza do artesanato cearense. À direita, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, foi a fortaleza, berço da capital cearense, e hoje funciona a Décima-Região Militar. Ao subir a ladeira, ao lado do forte, outro ponto que merece a visita é o Passeio Público, com suas alamedas sombreadas.

No passado foi cenário para passeios bucólicos de senhorinhas e cavalheiros, mas também do sacrifício dos heróis da Confederação do Equador. Hoje o Passeio Público volta a ser espaço para piqueniques e encontros descontraídos animados por artistas locais. Neste sábado (13), aniversário de Fortaleza, das 13h às 16h, tem a tradicional feijoada e o programa Passeio Instrumental com os músicos Carlinhos Patriolino e Marco Túlio. O pesquisador Nirez tambem vai estar lá para fazer palestra sobre os 287 anos de Fortaleza. Haverá ainda exibição dos filmes Arquivo Nirez vai à Praça e Fortaleza Meu Amor.

De lá, é possível ver a centenária Santa Casa de Misericórdia, que conta histórias de caridade e benemerência. Por trás da Santa Casa, o Centro de Turismo, instalado em antiga cadeia pública, oferece diversidade de artesanato e guloseimas típicas. Mais adiante, atravessando a rua General Sampaio, a Estação Ferroviária João Felipe tem arquitetura que, no cotidiano corrido, poucos param para apreciar.

Bom passeio! Boa festa!

Fonte: Agência da Boa Noticia

11 de abril de 2013

RUY CASTRO

Passivo de radiação

RIO DE JANEIRO - O avião pousa em Congonhas, 99% dos passageiros sacam o celular e anunciam para alguém: "Cheguei". Eu, o 1%. As pessoas que me esperam para uma reunião sabem a hora do meu voo e podem passar sem essa informação. Desço a rampa rumo aos táxis, a tempo para o compromisso e saboreando o encontro com alguém querido ou o jantar que virá depois. 
Enquanto isso, sujeitos passam por mim afobados, rebocando a mala e bufando ao celular, discutindo medidas que não podem esperar nem um minuto ou para quando tiverem acabado de chegar.
Para mim, o estresse provocado por essa comunicação fácil e onipresente já seria asfixiante, motivo pelo qual mantenho distância de celulares -não quero ficar "on" o dia todo. Pois, agora, as graves denúncias da cientista americana Devra Davis, 64 anos, autoridade mundial em saúde pública e ambiental, completam minha apreensão. Seu livro "Disconnect", lançado em NY em setembro e ainda sem editor no Brasil, tem o subtítulo "A Verdade sobre a Radiação dos Telefones Celulares". Segundo ela, a radiação que se desprende de um celular à orelha reduz as defesas do cérebro, induz à perda de memória, aumenta o risco de Alzheimer, interfere no DNA e é um agente cancerígeno. E a indústria sabe disso, mas ninguém interfere num negócio de trilhões de dólares se não for obrigado. É cruel. As crianças são loucas pelo celular, e seu cérebro, ainda em formação, absorve até mais radiação que o dos adultos. A radiação de um celular usado num elevador rebate nas paredes e afeta quem está por perto, como acontece com o fumo. E é possível que só agora, anos depois, os verdadeiros efeitos nocivos dos celulares estejam se fazendo sentir. A primeira pessoa que conheci com celular, em 1993, morreu este ano, de câncer no cérebro. Era um famoso jornalista esportivo.

Vídeo do Amigo e Poeta Rogério Camargo (RS)



Imagem: web

Prisioneiro deposto

Já rodei pelos bares e espeluncas da vida
em puteiros falidos e mulheres de esquina.
Já me vi na latrina e na obscuridade do ser
e seguindo nas vozes o que devo fazer.

Mas no corpo e na alma, tão visível ameaça
cicatriz que se estende ao lado das tatuagens.
E como quentes miragens, se fundem na carcaça
fazendo uma graça, sem ao menos me conhecer.

Então me camuflo pra prosseguir adiante
o coração é imundo, mas não carece morrer.
Já fui morto por dentro, um desfavor de outrora
e quase morto por fora, em vários prévios instantes.

Um adendo, na roleta russa do desgosto
vejo seu riso no rosto e no alvedrio da bala.
Os gritos e falas, em um minuto se calam
apontado ao ouvido, ao som do breve estampido
e o infinito aguarda o prisioneiro deposto.

André Anlub®
(11/04/13)

Outro presente do Amigo e Poeta Fabio Kerouac

Cinco frases para essa quinta poética











10 de abril de 2013

Não Foi Acidente


Para fazer parte da mudança, clique AQUI. http://naofoiacidente.org/blog/assine-a-peticao/

quarta-feira, 10 de abril de 2013
PROJETO POESIA EM MOVIMENTO




Atenção poetas clandestinos, isso é uma intimação! Tenha o seu poema coreografado pelo Grupo de Dança Contemporânea "Entre Nós", no Projeto Poesia em Movimento no Teatro da Universidade Paulista - UNIP - Campus Norte – SP. 
Sem taxa de inscrição - tema livre. Serão 3 finalistas agraciados também com um troféu. Vale a pena! Envie seu poema no tamanho de uma folha A4, fonte 12 para: dellicatta@terra.com.br colocando no campo assunto: POESIA EM MOVIMENTO
>>> INCRIÇÕES ATÉ 30 DE ABRIL <<<
Data do evento - 21 de junho
Sarau das 18h às 21h com apresentação dos poetas presentes
Premiação das 21h às 22h com apresentação dos ballets
Evento fechado com lista na porta
Valor do ingresso para o espetáculo- R$ 10,00
Reserve já o seu lugar
OBS - Peço aos amigos a gentileza de compartilhar esta mensagem
fonte: Luzia Moreira

Uma quarta fantástica, com poesia.





9 de abril de 2013

Ótima noite com poesia




Significado de LOL




Sempre tive curiosidade quando amigos postavam "lol" em debates, chats, ou até mesmo em algumas postagens.
Sempre imaginei que fosse algo como "legal" ou "divertido".
Hoje, vendo uma reportagem na Globo News (Estúdio I), finalmente descobri o derradeiro significado de tal expressão!

Pesquisei na web e achei isso:

O que é LOL:

LOL é o diminutivo de "laugh out loud", em português significa algo como rindo muito, rolando de rir e etc. Existem algumas variações como "laughing out loud", "lots of laughs" e etc. É uma expressão muito usada na internet,  e foi criada inicialmente nos jogos de múltiplos jogadores.

Além dos significados em inglês, para muitos usuários da internet o lol também pode significar uma pessoa com os braços levantados, para comemorar ou celebrar algum fato acontecido, e é um emotion bastante usado também.

Dois para essa terça




8 de abril de 2013

Fornada de Hoje...



Quando o além não apetece

É nossa inovação da alma
quando se dança na chuva mais gélida
sorrindo com uma boca sincera
perdoando e pedindo perdão.

Degusta-se livros em madrugadas
mesmo com o barulho interior.
E no silêncio que faz a lua na rua
medita-se sobre a divisão do pão.

Os tempos são outros
ainda há consciência
mas persistem doenças
pragas velhas e novas
dos corpos, das almas
que se enraízam na inocência.

As derrotas nos assombram
com a perda da transparência
lembrando do inquieto vai e vem
em tempos idos de outrem.

E agora, muitos “saem e não veem”
baseados em livros não lidos
que fazem de alguns quietos
os guetos e gritos
da dor dos oprimidos
ou de um mero joão ninguém.

As lágrimas são abundantes nos olhos
mas também em rios e mares
e se não tornarem ímpares, os pares
nunca veremos além.

André Anlub®
(08/04/13)

Dia Mundial do Combate ao Câncer



7 de abril de 2013




Ao amor livre

São muitas as trajetórias do amor
notórias escolhas, erradas ou certas.
O sentimento que navega em diversas veredas
em caravelas sem rumo, nos mares inóspitos
sob o fogo e as flechas.

Há a calmaria do coração silencioso
inimaginável adaptação da estrada
por onde, em sonhos
andamos felizes, cantando e admirando a natureza.

Também há aquele amor que irrita
e fica na mira dos dedos apontados
dos velhos julgamentos
das incontestáveis indelicadezas
e umbigos gigantes.
A inveja que beira o pérfido
a repugnância e a avareza.

Mas de nada adianta
pois é sobre o amor que se fala
e em decorrência dele
vivemos.

Eis a paixão palhaço
em que coloca-se, alegre, o nariz vermelho
armando o circo no leito
apertando o peito, suando as mãos...
Livres dos “nãos”
e dos preconceitos.

André Anlub®
(07/04/13)

Boa Domingueira a todos

"O mais belo estandarte" de André Anlub por Fábio Kerouac


Biografia quase completa






Escritor, locador, vendedor de livros, protético dentário pela SPDERJ, consultor e marketing na Editora Becalete e entusiasta pelas Artes com uma tela no acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC/BA)

Autor de sete livros solo em papel, um em e-book e coautor em mais de 130 Antologias poéticas

Livros:
• Poeteideser de 2009 (edição do autor)
• O e-book Imaginação Poética 2010 (Beco dos Poetas)
• A trilogia poética Fulano da Silva, Sicrano Barbosa e Beltrano dos Santos de 2014
• Puro Osso – duzentos escritos de paixão (março de 2015)
• Gaveta de Cima – versos seletos, patrocinado pela Editora Darda (Setembro de 2017)
• Absolvido pela Loucura; Absorvido pela Arte
(Janeiro de 2019)

• O livro de duetos: A Luz e o Diamante (Junho 2015)
• O livro em trio: ABC Tríade Poética (Novembro de 2015)

Amigos das Letras:
• Membro vitalício da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba (RJ) cadeira N° 95
• Membro vitalício da Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura da Embaixada da Poesia (RJ)
• Membro vitalício e cofundador da Academia Internacional da União Cultural (RJ) cadeira N° 63
• Membro correspondente da ALB seccionais Bahia, São Paulo (Araraquara), da Academia de Letras de Goiás (ALG) e do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa (PT)
• Membro da Academia Internacional De Artes, Letras e Ciências – ALPAS 21 - Patrono: Condorcet Aranha

Trupe Poética:
• Academia Virtual de Escritores Clandestinos
• Elo Escritor da Elos Literários
• Movimento Nacional Elos Literários
• Poste Poesia
• Bar do Escritor
• Pé de Poesia
• Rio Capital da Poesia
• Beco dos Poetas
• Poemas à Flor da Pele
• Tribuna Escrita
• Jornal Delfos/CE
• Colaborador no Portal Cronópios 2015
• Projeto Meu Poemas do Beco dos Poetas

Antologias Virtuais Permanentes:
• Portal CEN (Cá Estamos Nós - Brasil/Portugal)
• Logos do Portal Fénix (Brasil/Portugal)
• Revista eisFluências (Brasil/Portugal)
• Jornal Correio da Palavra (ALPAS 21)

Concursos, Projetos e Afins:
• Menção Honrosa do 2° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Brava Gente Brasileira”.
• Menção Honrosa do 4° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Amor do Tamanho do Brasil”.
• Menção Honrosa do 5° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Quem acredita cresce”.
• Menção Honrosa no I Prêmio Literário Mar de Letras, com poetas de Moçambique, Portugal e Brasil, ficou entre os 46 primeiros e está no livro “Controversos” - E. Sapere
• classificado no Concurso Novos Poetas com poema selecionado para o livro Poetize 2014 (Concurso Nacional Novos Poetas)
• 3° Lugar no Concurso Literário “Confrades do Verso”.
• indicado e outorgado com o título de "Participação Especial" na Antologia O Melhor de Poesias Encantadas/Salvador (BA).
• indicado e outorgado com o título de "Talento Poético 2015" com duas obras selecionadas para a Antologia As Melhores Poesias em Língua Portuguesa (SP).
• indicado e outorgado com o título de Talento Poético 2016 e 2017 pela Editora Becalete
• indicado e outorgado com o título de "Destaque Especial 2015” na Antologia O Melhor de Poesias Encantadas VIII
• Revisor, jurado e coautor dos tomos IX e X do projeto Poesias Encantadas
• Teve poemas selecionados e participou da Coletânea de Poesias "Confissões".
• Dois poemas selecionados e participou da Antologia Pablo Neruda e convidados (Lançada em ago./14 no Chile, na 23a Bienal (SP) e em out/14 no Museu do Oriente em Lisboa) - pela Literarte

André Anlub por Ele mesmo: Eu moro em mim, mas costumo fugir de casa; totalmente anárquico nas minhas lucidezes e pragmático nas loucuras, tento quebrar o gelo e gaseificar o fogo; não me vendo ao Sistema, não aceito ser trem e voo; tenho a parcimônia de quem cultiva passiflora e a doce monotonia de quem transpira melatonina; minha candura cascuda e otimista persistiu e venceu uma possível misantropia metediça e movediça; otimista sem utopia, pessimista sem depressão. Me considero um entusiasta pela vida, um quase “poète maudit” e um quase “bon vivant”.

Influências – atual: Neruda, Manoel de Barros, Sylvia Plath, Dostoiévski, China Miéville, Emily Dickinson, Žižek, Ana Cruz Cesar, Drummond
Hobbies: artes plásticas, gastronomia, fotografia, cavalos, escrita, leitura, música e boxe.
Influências – raiz: Secos e Molhados, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mutantes, Jorge Amado, Neil Gaiman, gibis, Luiz Melodia entre outros.
Tem paixão pelo Rock, MPB e Samba, Blues e Jazz, café e a escrita. Acredita e carrega algumas verdades corriqueiras como amor, caráter, filosofia, poesia, música e fé.