Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2013

Dia da Consciência Negra (Parte VI)

Imagem
Sociedade
Média salarial de negros é 36% menor, aponta Dieese A pesquisa aponta que um trabalhador negro com nível superior completo recebe na indústria da transformação, em média, R$ 17,39 por hora, enquanto um não negro chega a receber R$ 29,03 por hora por Agência Brasil — publicado 13/11/2013 20:49
Os negros representam 48,2% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas. Mas, mesmo assim, a média de seu salário chega a ser 36,1% menor do que a de não negros. As diferenças salariais recebem pouca influência da região analisada, das horas trabalhadas ou do setor de atividade econômica, o que significa que os negros efetivamente recebem menos do que os brancos. As informações são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e foram divulgadas nesta quarta-feira 13.
A pesquisa, realizada entre 2011 e 2012 nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, além do Distrito Federal, aponta desproporção tamb…

Dia da Consciência Negra (Parte V)

Imagem

Dia da Consciência Negra (Parte IV)

Imagem
Preto e branca
Garanto minha frágil presença no pensamento mais estranho que remete ao pesadelo da minha pele pintada de branco.
Enxergo essa minha entrega em reflexos de uma lâmina cega. E de maneira sutil, tão simples transcendo ao corte seguinte.
Em doação que faz mistura nossas cruas carnes nuas fez contraste no arraste na queima que é de praxe do protocolo em leitura.
Ah, minha branquinha bebemos na água pura. Pegue o banco e a caipirinha venha sentar-se ao meu lado... Desnuda/noite/minha.
André Anlub® (5/6/13)

Dia da Consciência Negra (Parte III)

Imagem
“Embora o Dia da Consciência Negra tenha extensa programação festiva, como apresentações de capoeira e de samba de roda e de festivais de culinária africana, os negros não têm muito que comemorar na Bahia; maioria das pessoas assassinadas no estado é afrodescendente e os negros têm salário em média 36% mais baixo do que os de pessoas não negras; Salvador, cidade que abriga o bairro com maior população negra da América Latina, bairro da Liberdade, ainda é considerada uma cidade racista" -  leia reportagem de Romulo Faro, editor do Bahia 247:

Link:http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/121333/Maior-popula%C3%A7%C3%A3o-negra-do-Pa%C3%ADs-%C3%A9-a-mais-discriminada.htm

Dia da Consciência Negra (Parte II)

Imagem
Charge de Angeli



Tenho alma em aquarela alma fundida, misturada afável e zen. Alma branca, negra, amarela... às vezes com tons de cinza mas não só cinquenta! São pra lá de cem.
André Anlub®