Marte hoje

AO VIVO: Marte na maior proximidade com a Terra dos últimos 13 anos


"22/05/16 - Há muito tempo que Marte não se mostrava tão brilhante no céu noturno! Você tem visto o Planeta Vermelho ultimamente?

O Planeta Vermelho não se mostrava tão brilhante no céu noturno já há muito tempo! A olho nu, sem o auxílio de qualquer equipamento, podemos vê-lo brilhar próximo da estrela Antares e do planeta Saturno, que também está visível a olho nu.

E hoje, dia 22 de maio, Marte está em oposição, ou seja, oposto ao Sol. Nesse momento, podemos formar uma linha reta entre Sol, Terra e Marte. A oposição de cada planeta ocorre em períodos diferentes. No caso de Marte, a oposição acontece uma vez a cada 26 meses.

Confira os maiores eventos astronômicos desse mês

Quando um planeta está em oposição, ele nasce a leste ao mesmo tempo que o Sol se põe a oeste, e vice-versa. Isso faz com que o astro em questão se torne visível durante toda a noite. E não é só isso que fará Marte chamar a atenção.

Além de estar em oposição, nesse dia 22 de maio Marte também atinge o "perigeu", ou seja, o ponto mais próximo da Terra. E dessa vez, Marte não está apenas na maior proximidade com a Terra do ano, mas sim dos últimos 13 anos! [Como seria viver em Marte?]

Transmissão ao vivo - Marte mais próximo!

A transmissão ao vivo de Marte trará imagens em tempo real, feitas com grandes telescópios instalados em locais remotos do planeta Terra, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh. O evento está programado para ter início nesse dia 22 de maio, às 21h00 BRT (00:0 UTC), e estará disponível logo abaixo!" - AQUI!
---------------------------------------    //   -------------------------------------------

Postagens mais visitadas deste blog

A chuva bem-vinda

Tempo de recomeço

Um Eu qualquer