Via: Cultura Alternativa
"12 Little Spells de Esperanza Spalding, o mundo da música sem parâmetros
Esperanza é diferenciada, não há gênero musical que defina 12 Little Spells
Ouço no Spotify e me encanto com a criatividade de Esperanza Spalding.
Repenso minhas linhas melódicas e composições e questiono se vale a pena o aplauso ou a busca pelo novo.
Esperanza com certeza não busca o aplauso, mas, mostra o que sabe ao longo de anos de estudo.
Ele é aplaudida e reconhecida pelos audiófilos mais exigentes acostumados com a tonalidade e a atonalidade.
Ouvi duas faixas até agora e minha cabeça já viajou por mundos diversos. Onde vai terminar essa viagem?
Não vai, cada vez mais, enlouqueço no som e não fico mais sóbrio e sensato.
Quero a loucura, o outro lado da lua.
12 Little Spells – Concepção
12 Little Spells foi escrito por Spalding em um retiro de escritores em um castelo na Itália – inspirado pelas propriedades curativas da arte, como a música e o corpo interagem, e seu interesse em Reikki.
Cada feitiço é baseado em uma parte do corpo diferente, explorando a maneira como o quadril se move e descobre o peso, a sensação do sangue bombeando através das veias e além.
Spalding gravou o álbum com sua banda em apenas alguns dias, e então lançou cada feitiço com seu próprio vídeo em suas páginas no Facebook, Instagram e YouTube ao longo de 12 dias – os vídeos combinados estão em 4 milhões de visualizações e crescendo.
Em novembro e dezembro, ela lançou um novo show ao vivo com um design de palco personalizado, vestidos projetados para ela por Diego Montoya, coreografia e imagens projetadas – limitado a apenas 12 apresentações.
Esperanza Spalding – Músicos
O corpo principal que está na maioria das faixas segue abaixo.
Esperanza Spalding – vocais, baixo acústico, baixo elétrico, kalimba
Matt Stevens – guitarra, vocais, baixo
Justin Tyson – bateria, órgão, sintetizadores, batidas
Esperanza Spalding
Foi criada sozinha pela mãe, que a influenciou grandemente e que a apoiou totalmente quando decidiu-se pelo mundo da música após assistir aos 04 anos Yo-Yo Ma.
Depois de um ano, já tocava violino – instrumento que estudou com dedicação total até os quinze anos. Nessa época assumiu como primeira violinista de uma orquestra comunitária no Oregon, “The Chamber Music Society Of Oregon”.
Esperanza canta em inglês, espanhol e português. Tocou acompanhada por grandes nomes do jazz, como Pat Metheny, Joe Lovano, Michel Camilo, Donald Harrinson e Milton Nascimento. Foi mencionada pela revista Down Beat como “a melhor baixista em ascensão”.
Compõe e leciona no Berklee College of Music em Boston, sendo a mais jovem professora da instituição.
Esteve no Brasil em 2006, acompanhada pelo pianista cubano Roberto Fonseca. Também gravou com a cantora e compositora Ana Carolina, na música Traição.
Em 2011, ganhou o Grammy na categoria de Artista Revelação. Esperanza esteve presente no Rock in Rio realizado em 2011 no Rio de Janeiro. Seu show no Palco Sunset contou com a participação do cantor Milton Nascimento, com repertório baseado principalmente em música popular brasileira
Matt Stevens
Stevens nasceu em Toronto, Ontário, Canadá e estudou piano e guitarra em uma idade jovem. Desde a graduação da Berklee College em 2004, Stevens se estabeleceu na cena jazz contemporâneo.
É considerado um dos “guitarristas de jazz mais empolgantes e promissores” de sua geração.
Stevens excursionou extensivamente nos EUA, Canadá, Europa, Ásia, África do Sul e América do Sul. Ele também é membro do corpo docente adjunto da New School e ministrou workshops no Summer Workshop de Jazz de Maryland, na USC, e no Berklee College of Music.
Stevens atualmente reside em Nova York, Nova York.
Justin Tyson
Baterista e tal. Nasceu em Grande Rapids (Minnesota), mora em Nova York, baterista desde 1990. Tony Williams, Vinnie Colaiuta, Câmaras de Dennis, Chris Dave influenciaram-no.
Esperanza Spalding – Músicas
Toda são de Esperanza Spalding segundo informações do Spotify na área de créditos.
1- 12 Little Spells (thoracic spine)
Uma mescla total de quem conhece muito tonalidade, arranjos, timbres. As vezes não soa muito agradável e a música nem sempre precisa ser agradável. A música precisa ser rica, mas, é importante dizer gosto não se discute. E quem vai gostar dessa música? Poucos. Inclusive eu.
2- To Tide Us Over (mouth)
Ela é ousada e sua ousadia é poesia experimental explodinho em tambores, tons e sons ornamentados de peso ao final. Uma crescente genial de uma música diferenciada e apaixonante.
3- ‘Til The Next (eyes)
Atonal. Tonal. Vai e volta. Simples e Complexa nas harmonias. Você sente que ela compõe com o instrumento que toca e a voz que tem. Simplesmente, ela é talentosa demais.
4- Thang (hips)
Essa pulsou. Parece que estamos todos dançando num campo onde refugiamos nosso coração. O orgão cai tão bem quanto ao timbre, simplesmente genial. Amei.
5- Touche in Mine (fingers)
Como dizia Fábio Barros. Coda.
6- The Longing Depp Down (abdomen)
Utiliza toda a extensão vocal e quebra tudo em termos de harmonia, melodia, enfim, a percussão pulsa, bem como, a fala, recitando, lendo, sendo irônica.
7- You Have to Dance (Feet)
Risos, quebras, dance, se balance, se encante com quem sabe o que faz. Sério? Charme rítmico.
8- Now Know (solar portal)
O início com o baixo, depois, explosões e a guitarra distorcida presente em outras faixas amamenta nossos ouvidos.
9- All Limbs Are (arms)
Apenas vozes, masculinas, femininas e tal e coisa. E um piano ao fundo.
10 – Readying to Rise (legs)
Sensualidade de pernas abertas ou não. Sensualidade irmão e irmã. E muitos tons desunidos.
11- Dancing the animal (mind)
Depois de tanta tensão, muitas palavras em breves frases musicais, quase sem respiração entre elas. E a loucura com a bateria.
12- With Others (ears)
Tonal, depois, atonal e a guitarra distorcida torcendo seu coração.
12 Little Spells – You Tube e Spotify
Creio que essa filmagem foi feita por um passageiro vivo no público. Um passageiro que viaja na música. Pesquisando no You Tube você encontra faixas dispersas do trabalho e etc."