5 de fevereiro de 2019

Do blog da Sandra Santos


7 POETAS SUICIDAS

"A seleção poética tentará apontar os temas alusivos à esperança, paixão, amor, alegria, felicidade, transformação, sensualidade, força e coragem. Como o verso de Florbela Espanca escolhido para o título supõe, o lado luminoso, forte e fértil dos sete autores será focalizado. Embora a expressão  poetas-suicídios  não possa cooperar com a intenção basilar desta seleção, seu uso transmite o peso simbólico que emana da relação umbilical entre poesia, morte e vida.

Em ordem cronológica de nascimento, poetas escolhidos são: Alfonsina Storni (Argentina), Teresa Wilms Montt (Chile), Florbela Espanca (Portugal), Anne Sexton e Sylvia Plath (Estados Unidos), Pizarnik (Argentina) e Ana Cristina Cesar ( Brasil). 

Traduções dos poemas de FE, AS, SP e ACC por Sandra Santos"



***

ALFONSINA STORNI (Argentina, 1892-1932)


NUDE SOUL

Eu sou uma alma nua nestes versos,
Alma nua que angustiada e sozinha
Deixa suas pétalas espalhadas.

Alma que pode ser uma papoula
O que pode ser um lírio, um violeta
Uma rocha, uma selva e uma onda.

Alma que como o vento vagueia inquieta
E ruge quando está nos mares
E durma docemente em uma fenda.

Alma que adora em seus altares,
Deuses que não descem para cegá-la;
Alma que não conhece valladares.

Alma que era fácil de dominar
Com apenas um coração que quebrou
Pois em seu sangue morno, regue-o.

Alma que quando está na primavera
Ele diz ao inverno que está demorando: volte,
Deixe cair sua neve no prado.

Alma que quando neva se dissolve
Em tristeza, clamando por rosas
Com essa primavera nos envolve.

Alma que às vezes libera borboletas
No campo aberto, sem definir a distância,
E diz-lhe libad sobre as coisas.

Alma que tem que morrer de uma fragrância,
De um suspiro, de um verso em que é solicitado,
Sem perder, poder, sua elegância.

Alma que não sabe nada e tudo nega
E negando o bem, o bem propício
Porque é negar quanto mais é dado,

Alma que geralmente existe como prazer
Sinta as almas, despreze a pegada,
E sinta uma carícia na mão.

Alma que está sempre insatisfeita com ela
Enquanto os ventos vagam, corra e vire;
Alma que sangra e incessantemente delirante
Por ser o navio em marcha da estrela.


***

 TERESA WILMS MONTT (Chile, 1893-1921)


AUTO DEFINIÇÃO

Eu sou Teresa Wilms Montt
e apesar de eu ter nascido cem anos antes de você,
Minha vida não foi tão diferente da sua.
Eu também tive o privilégio de ser mulher.
É difícil ser mulher neste mundo.
Você sabe melhor que ninguém.
Eu vivi intensamente a cada respiração e a cada momento da minha vida.
Eu destilei mulher
Eles tentaram me reprimir, mas não conseguiram comigo.
Quando eles viraram as costas para mim, eu dei o meu rosto.
Quando eles me deixaram em paz, eu dei companhia.
Quando eles queriam me matar, eu dei a vida.
Quando eles queriam me trancar, eu procurei por liberdade.
Quando eles me amavam sem amor, eu dava mais amor.
Quando eles tentaram me calar, eu gritei.
Quando eles me bateram, eu respondi.
Fui crucificado, morto e enterrado
para minha família e sociedade.
Eu nasci cem anos antes de você
no entanto, vejo você como eu.
Sou Teresa Wilms Montt
e eu não sou adequado para jovens senhoras.  


***

FLORBELA ESPANCA  (Portugal, 1894-1930)


AMOR!

Eu quero amar, amar sem esperança!
Aqui ... ali ... amor só por amar
Mais para isto e para o outro e para todo o povo ...
Amor! Amor! E não amar ninguém!

Lembra? Esqueça? Indiferente!
Ligar ou desligar? Está errado? É bem?
Quem disse que você pode amar alguém
Durante toda a vida é porque ele mente!

Há uma primavera em cada vida:
É necessário cantar dessa maneira,
Porque se Deus nos desse uma voz, era para cantar!

E se um dia eu for pó, cinza e nada
Que minha noite seja um amanhecer
Que ele sabe como me perder ... para me encontrar ...


***

ANNE SEXTON (EUA, 1928-1974)


QUANDO UM HOMEM ENTRA EM UMA MULHER

Quando um homem
entra em uma mulher
como as ondas batendo na costa,
uma e outra vez,
e a mulher abre a boca de prazer
e seus dentes brilham
como o alfabeto,
Logos aparece ordenhando uma estrela,
e homem
dentro da mulher
dê um nó,
para que nunca mais
separe novamente
e a mulher
sobe uma flor
e engolir seu pecíolo
e logotipos aparece
e longo seus rios.

Este homem,
esta mulher
com seu duplo desejo
eles tentaram atravessar
pela cortina de Deus
e eles fizeram isso por um período
embora deus
em sua perversidade
Desate o nó.


***

SYLVIA PLATH (EUA, 1932-1963)


EU SOU VERTICAL

Mas eu preferiria ser horizontal.
Eu não sou a árvore com minha raiz no chão
Chupando minerais e amor materno
Então, todo mês de março poderia brilhar em cada folha,
Nem eu sou a beleza de um pedreiro
Atraindo uma grande parte pintada de Ahs,
Não sabendo que em breve poderá estar disfarçado.
Comparado a mim, uma árvore é imortal
E uma corola não muito alta, mas mais incrível,
E eu quero essa longevidade e essa bravura.

Hoje à noite, na luz infinitesimal das estrelas,
As árvores e as flores continuam a espalhar seus cheiros doces.
Eu cobri-los, mas nenhum deles reconheceu.
Às vezes eu penso que quando estou dormindo
Eu devo certamente parecer com eles -
Noções evanescentes.
Estar na cama soa mais natural para mim.
Então o céu e eu temos uma conversa
E isso será útil quando eu finalmente dormir:
Então as árvores devem me tocar uma vez, e as flores terão tempo para mim.


***

ALEJANDRA PIZARNIK (Argentina, 1936-1972)


FILHA DO VENTO

Vieram. 
Invada o sangue. 
Eles cheiram a penas, 
querem, 
choram. 
Mas você alimenta o medo 
e a solidão 
como dois pequenos animais 
perdidos no deserto.

Eles vieram 
para atear fogo à idade do sono. 
Um adeus é a sua vida. 
Mas você se abraça 
como a cobra louca do movimento 
que só se encontra 
porque não há ninguém.

Você chora sob o choro, 
você abre o peito de seus desejos 
e você é mais rico que a noite.

Mas faz tanta solidão 
que as palavras cometem suicídio.


***

ANA CRISTINA CESAR (Brasil, 1952-1983)


Eu tenho uma folha branca
e limpo esperando por mim:
convite silencioso

Eu tenho uma cama branca
e limpo esperando por mim:
convite silencioso

Eu tenho uma vida branca
e limpo esperando por mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela leitura.

Biografia quase completa






Escritor, locador, vendedor de livros, protético dentário pela SPDERJ, consultor e marketing na Editora Becalete e entusiasta pelas Artes com uma tela no acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC/BA)

Autor de sete livros solo em papel, um em e-book e coautor em mais de 130 Antologias poéticas

Livros:
• Poeteideser de 2009 (edição do autor)
• O e-book Imaginação Poética 2010 (Beco dos Poetas)
• A trilogia poética Fulano da Silva, Sicrano Barbosa e Beltrano dos Santos de 2014
• Puro Osso – duzentos escritos de paixão (março de 2015)
• Gaveta de Cima – versos seletos, patrocinado pela Editora Darda (Setembro de 2017)
• Absolvido pela Loucura; Absorvido pela Arte
(Janeiro de 2019)

• O livro de duetos: A Luz e o Diamante (Junho 2015)
• O livro em trio: ABC Tríade Poética (Novembro de 2015)

Amigos das Letras:
• Membro vitalício da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba (RJ) cadeira N° 95
• Membro vitalício da Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura da Embaixada da Poesia (RJ)
• Membro vitalício e cofundador da Academia Internacional da União Cultural (RJ) cadeira N° 63
• Membro correspondente da ALB seccionais Bahia, São Paulo (Araraquara), da Academia de Letras de Goiás (ALG) e do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa (PT)
• Membro da Academia Internacional De Artes, Letras e Ciências – ALPAS 21 - Patrono: Condorcet Aranha

Trupe Poética:
• Academia Virtual de Escritores Clandestinos
• Elo Escritor da Elos Literários
• Movimento Nacional Elos Literários
• Poste Poesia
• Bar do Escritor
• Pé de Poesia
• Rio Capital da Poesia
• Beco dos Poetas
• Poemas à Flor da Pele
• Tribuna Escrita
• Jornal Delfos/CE
• Colaborador no Portal Cronópios 2015
• Projeto Meu Poemas do Beco dos Poetas

Antologias Virtuais Permanentes:
• Portal CEN (Cá Estamos Nós - Brasil/Portugal)
• Logos do Portal Fénix (Brasil/Portugal)
• Revista eisFluências (Brasil/Portugal)
• Jornal Correio da Palavra (ALPAS 21)

Concursos, Projetos e Afins:
• Menção Honrosa do 2° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Brava Gente Brasileira”.
• Menção Honrosa do 4° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Amor do Tamanho do Brasil”.
• Menção Honrosa do 5° Concurso Literário Pague Menos, de nível nacional. Ficou entre os 100 primeiros e está no livro “Quem acredita cresce”.
• Menção Honrosa no I Prêmio Literário Mar de Letras, com poetas de Moçambique, Portugal e Brasil, ficou entre os 46 primeiros e está no livro “Controversos” - E. Sapere
• classificado no Concurso Novos Poetas com poema selecionado para o livro Poetize 2014 (Concurso Nacional Novos Poetas)
• 3° Lugar no Concurso Literário “Confrades do Verso”.
• indicado e outorgado com o título de "Participação Especial" na Antologia O Melhor de Poesias Encantadas/Salvador (BA).
• indicado e outorgado com o título de "Talento Poético 2015" com duas obras selecionadas para a Antologia As Melhores Poesias em Língua Portuguesa (SP).
• indicado e outorgado com o título de Talento Poético 2016 e 2017 pela Editora Becalete
• indicado e outorgado com o título de "Destaque Especial 2015” na Antologia O Melhor de Poesias Encantadas VIII
• Revisor, jurado e coautor dos tomos IX e X do projeto Poesias Encantadas
• Teve poemas selecionados e participou da Coletânea de Poesias "Confissões".
• Dois poemas selecionados e participou da Antologia Pablo Neruda e convidados (Lançada em ago./14 no Chile, na 23a Bienal (SP) e em out/14 no Museu do Oriente em Lisboa) - pela Literarte

André Anlub por Ele mesmo: Eu moro em mim, mas costumo fugir de casa; totalmente anárquico nas minhas lucidezes e pragmático nas loucuras, tento quebrar o gelo e gaseificar o fogo; não me vendo ao Sistema, não aceito ser trem e voo; tenho a parcimônia de quem cultiva passiflora e a doce monotonia de quem transpira melatonina; minha candura cascuda e otimista persistiu e venceu uma possível misantropia metediça e movediça; otimista sem utopia, pessimista sem depressão. Me considero um entusiasta pela vida, um quase “poète maudit” e um quase “bon vivant”.

Influências – atual: Neruda, Manoel de Barros, Sylvia Plath, Dostoiévski, China Miéville, Emily Dickinson, Žižek, Ana Cruz Cesar, Drummond
Hobbies: artes plásticas, gastronomia, fotografia, cavalos, escrita, leitura, música e boxe.
Influências – raiz: Secos e Molhados, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mutantes, Jorge Amado, Neil Gaiman, gibis, Luiz Melodia entre outros.
Tem paixão pelo Rock, MPB e Samba, Blues e Jazz, café e a escrita. Acredita e carrega algumas verdades corriqueiras como amor, caráter, filosofia, poesia, música e fé.